Siscomex: Descubra o que são os Incoterms
Atualizado: 17 de ago. de 2020
Agora que você já conhece o Siscomex, é hora de saber mais sobre a burocracia para exportar, por te contamos agora um pouquinho sobre os famosos e tão necessários Incoterms.
Os Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) definem, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador, estabelecendo um conjunto padronizado de definições e determinando regras e práticas neutras, como por exemplo: quem paga o frete, quem é o responsável pela contratação do seguro, onde o exportador deve entregar a mercadoria.
Eles propõem o entendimento entre vendedor e comprador, quanto às tarefas necessárias para deslocamento da mercadoria do local onde é elaborada até o local de destino: transportes internos, embalagem, licenças de exportação e de importação, transporte e seguro internacionais, movimentação em terminais.
Categoria dos Incoterms
Atualmente, os Incoterms estão divididos em quatro categorias: E, F, C e D, que são classificados conforme a responsabilidade do exportador quanto ao transporte, custo, seguro, frete e delivery (entrega da mercadoria). Confira as categorias a seguir:
Categoria E: Confere obrigação mínima ao vendedor, assim o comprador se responsabiliza pelo transporte (frete), custos e seus riscos (seguro).
Categoria F: Nesta categoria, o vendedor encerra suas obrigações quando entrega sua mercadoria ao serviço de transporte escolhido pelo cliente, ficando a cargo do comprador os custos de frete e seguro subsequentes.
Categoria C: São um dos Incoterms mais utilizados, pois apresentam maior comodidade ao comprador. Nesse caso o vendedor arca com os custos do frete e um seguro mínimo do transporte marítimo, porém, quando os produtos são desembarcados o restante do caminho até o comprador fica por conta desse.
Categoria D: É a categoria que confere maior responsabilidade ao vendedor, uma vez que esta arca com as contratações, custos e riscos do transporte até as mãos do comprador, sendo necessário um seguro mais completo. No DAP (Delivered at place ou entregue no local) a mercadoria é de responsabilidade do vendedor até chegar ao porto de destino, ainda dentro do navio. Cabe ao comprador providenciar seu desembarque e desembaraço. A vantagem deste incoterm é que pode ser aplicado a qualquer tipo de transporte.
Mais informações sobre os Incoterms
Se você quer saber mais sobre os Incoterms, conhecer quais participam de cada categoria e escolher o melhor para o seu negócio, não deixe de baixar nosso e-book grátis sobre os Incoterms. Nele você vai encontrar:
O que são os Incoterms?
Qual sua importância dentro do processo de exportação?
Quais são os Incoterms?
Quais são mais utilizados?
Até onde vão as responsabilidades do exportador em cada Incoterm?
Atualização dos Incoterms (2010-2020)
Fontes: Aprendendo a Exportar | Grupo Flipper | Mastersul Comex
Comments