Saiba como os chocolates podem ser uma oportunidade para exportar e expandir seu negócio!
Seja amargo, ao leite, meio amargo, diet, branco, ou cremoso, que chocolate é um produto muito adorado por grande parte das pessoas é uma informação óbvia. Talvez o que não seja de conhecimento geral é que este produto, o chocolate e seus derivados, movimentam mais de 60 bilhões de dólares por ano, mundialmente.
Se você é produtor ou investidor e está à procura de oportunidades de negócios, fica por aqui que a Orbe - Consultoria Internacional te conta porque investir no setor de chocolates pode ser benéfico para você! Mas antes de tudo vem conhecer nossa história!
Qualidade e Inovação
Primeiramente, é importante entender que apesar do chocolate ser um item alimentício, ele não adentra a categoria de itens de primeira necessidade. Ou seja, trata-se portanto de um item de luxo, um item que apresenta maior valor agregado desde sua matéria prima e seus processamentos, uma vez que os investimentos em tecnologia no setor tem se mostrado relevantes para aumentar a qualidade desse produto nacional que pode adentrar todas as prateleiras do mundo. Observe alguns falas:
Segundo Camila Sande, coordenadora de Promoção Comercial da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) destacou que a cacauicultura ganhou boa adesão da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro, além das iniciativas de promoções comerciais brasileiras no exterior. Segundo suas palavras:
“O chocolate brasileiro pode ocupar todas as prateleiras no mundo porque o nosso produto é de excelente qualidade. Os produtores de cacau que integram o Agro.BR são de ponta, por isso vamos continuar investindo na promoção desses produtos e fazendo com que essa diferenciação seja valorizada para alcançar novos mercados”
Segundo Guilherme Moura, produtor de cacau e também diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) comenta sobre a relevância dos produtos à base de cacau para o Estado da Bahia, e como o produto tem capacidade de alcançar e conquistar consumidores no mercado internacional.
Além de comentários de pessoas especializadas, como acabamos de ver, lidar com um nicho dos produtos à base do chocolate a partir de uma rápida pesquisa na internet, não é difícil encontrar marcas brasileiras que alcançaram o mais alto reconhecimento com seus produtos no exterior. Por exemplo, temos o caso da Cargill empresa de chocolates e cacau que ganhou pela segunda vez consecutiva o selo por produzir um produto excepcional e de alta qualidade pelo International Taste & Quality Institute (iTQi).
Investir em qualidade é muito importante, mas investir em variedade e inovação também é, umas vez que o segmento de chocolates internacionais é muito concorrido e muito popular. Investir em produtos artesanais, que respeitam dietas com restrição de açúcar ou que garantem maior saúde e despertam as mais diferentes sensações é seguir tendências! E se você quiser ficar a frente do mercado é necessário entender mais. Por isso conhecer seu público alvo é fundamental! Vem aprender mais!
Produção e Exportações Brasileiras
Ok! Acho que ficou mais claro que os chocolates brasileiros e outros produtos alimentícios com cacau apresentam uma qualidade fenomenal e de reconhecimento no exterior.
Contudo, se você quer exportar chocolates é importante conhecer um pouco mais deste ninho, por isso a Orbe - Consultoria Internacional recolheu alguns dos dados mais importantes para você ficar atento para as estatísticas futuras para as exportações de chocolate.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoins e Balas (Abicab), quando olhamos a quantidade de chocolates produzidos pela indústria brasileiras, em 2018 o setor fabricou cerca de 781 milhões de toneladas; já em 2019 esse número passou a ser 756 milhões de toneladas; em 2020 o número alcançou a produção total de 757 milhões de toneladas de chocolates.
Olhando agora para as exportações de chocolates obtemos respectivamente para os anos de 2018, 2019 e 2020 a quantidade de 35, 29 e 30 milhões de toneladas exportadas para todo o mundo.
Mas você deve estar se perguntando: “E o ano de 2021? Como está a relação com a produção e as exportações de chocolates?” Bem, é importante ter como noção que o ano de 2021 ainda está em processamento, ele ainda não acabou para ser feito ainda o balanço geral de tudo o que foi produzido e exportado, porém há algumas coisas que podem ser ditas.
Segundo Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) nos cinco primeiros meses de 2021, as exportações de derivados de cacau cresceram 13,9% para 22.837 toneladas. em comparativo com maio de 2020 as exportações aceleraram 14,9% para 4.718 toneladas.
Que tal se informar mais sobre o aumento das exportações brasileiras em 2021? Vem dar uma olhadinha!
A partir de uma rápida análise dos dados aqui informados sobre a produção e as exportações de chocolate, podemos entender que este segmento de mercado vem se recuperando desde 2019, que sofreu uma leve baixa em suas plantações fazendo com que o preço do produto final aumentasse que consecutivamente diminuísse o número de vendas. Claro que isso, pode ser sub-interpretado de forma rápida também há outras variáveis como inflação, taxas de câmbio, aumento ou diminuição dos salários, sem falar em questões propriamente culturais. Mas é importante ressaltar que o cenário está positivo!
Como conseguir sucesso para as exportações
Agora que você entendeu um pouco do comportamento mais recente do mercado internacional sobre o segmento de chocolates e já compreendeu como qualidade e inovação é de extrema importância para que seu produto e sua marca obtenham reconhecimento no exterior, aposto que sentiu interesse sobre dar os primeiros passos para exportar, e a Orbe separou algumas dicas!
Primeiro de tudo, antes de exportar qualquer produto é necessário se atentar às leis que especificam a comercialização do mesmo no país que visa adentrar. Por exemplo, no Brasil, a Anvisa determina que para o produto ser comercializado deve conter 25% de cacau na sua composição, porém o padrão internacional é de 35%, ou seja, é necessário fazer adaptações. Sem dizer que os padrões fitossanitários e documentos exigidos para o processo são muitos. Pensando nisso, nós da Orbe - Consultoria Internacional desenvolvemos a Análise Burocrática, um serviço que visa aprimorar e poupar tempo para que seu processo de exportação seja acelerado, venha conhecer!
Em segundo tópico, é muito importante conhecer muito bem o mercado internacional, escolher um bom destino e conhecê-lo de forma aprofundada pode propiciar a diluição dos riscos de investimentos propiciando e aumentando as chances de sucesso e ROI. Pensando desta forma, o trabalho de uma consultoria especializada em exportação é fundamental pois garante maior segurança. Assim, a Orbe que já está no mercado a 17 anos desenvolveu duas soluções para sua maior segurança elas são:
A Identificação de Mercados: um serviço que a partir de uma fórmula chave e cálculo de variáveis apontam o melhor destino para os produtos da sua marca! Confira tudo aqui!
Já o Estudo de Mercado: ele visa oferecer um aprofundamento sobre as questões econômicas, políticas, sociais e culturais de determinado país para assegurar maior inserção e receptividade do produto garantindo maiores chances de sucesso e vendas. Vem descobrir mais desta solução incrível!
Mas você deve estar pensando que o investimento deve ser muito alto. Nada disso! A Orbe é uma empresa júnior e visa oferecer seus serviços com um preço justo, abaixo do mercado e de qualidade, o que destaca nossa gestão profissional! Vale ressaltar ainda que apesar dos elevados custos para exportação, o chocolate está presente em muitas datas comemorativas como a páscoa, o dia dos namorados e o próprio natal, desse modo é possível se programar para as exportações e assim recuperar o dinheiro investido de forma estratégica! Não é incrível?!
Se você sentiu interesse em exportar e gostaria de garantir a maior efetividade de sucesso entre em contato conosco, temos um especialista à sua espera!
Se você gostou desse conteúdo sobre exportações e o segmento de chocolate venha conhecer nosso Instagram e nosso Linkedin, eles são atualizados semanalmente com conteúdos práticos e dinâmicos para você se manter o mais informado possível sobre tudo o que acontece no internacional!
Fontes: Abicab | Cargill | Revista Rural | Notícias Agrícolas | Logcomex